quarta-feira, 24 de março de 2010

Arrastão português apreendido na Noruega suspeito de pesca ilegal !

"Lutador"

" Praia de Santa Cruz" ( foto de Tiago Neves)



O arrastão de pesca "Praia de Santa Cruz" foi apreendido na Noruega, por suspeita de pesca ilegal. As notícias falam numa outra embarcação, o "Lutador", mas o dono do barco desmente e diz que está tudo bem.

A detenção do "Praia de Santa Cruz" foi feita no mar de Barents, na passada quinta-feira, dia 18 de Março. A embarcação foi conduzida para Tromso pelo veleiro da guarda costeira KV Harstad, revelaram, hoje, as autoridades norueguesas.

O "Praia de Santa Cruz" é ainda acusado de registo enganoso de pescado a bordo. "Suspeitamos que não tenham registado cerca de 30 toneladas de bacalhau pescado", declarou Trond Einarsen, chefe da Guarda costeira do Norte, ao grupo media norueguês NRK.

Trond Einarsen adiantou que o caso irá ser entregue à polícia em Tromso para investigação futura, já que o "Praia de Santa Cruz" já fora apanhado em situação de pesca ilegal no ano passado. Na altura, a “Greenpeace” enviou uma carta à Ministra das Pescas da Noruega, Lisbeth Berg Hansen , a pedir a erradicação da embarcação portuguesa das águas norueguesas.

A companhia do "Praia de Santa Cruz", do armador Silva Vieira, tinha licença de pesca até 2010 e manteve os direitos. Agora, a organização ambiental endereça nova missiva a Lisbeth Berg Hansen para que todas as embarcações da Sociedade de Pesca Silva Vieira sejam listadas e percam o direito de pesca na Noruega permanentemente.

Dono do “Lutador” desmente problemas

O "Praia de Santa Cruz" pertence à empresa "Pescarias Rio Novo do príncipe", do grupo Silva Vieira. O JN tentou falar com o armador aveirense, que tem estado incontactável.

As notícias da Noruega davam conta da apreensão de um outro pesqueiro, o "Lutador". Contactado pelo JN, França Morte, proprietário da empresa Pesca Miradouro, de Aveiro, desmentiu a notícia. "Não há qualquer problema com o navio, que está a pescar na Noruega, a caminho de Svalbard", disse o armador aveirense.
( Noticia retirada de: Jornal de Noticias )

Nenhum comentário:

Postar um comentário