quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Naufrágio do Primeiro Navegante


O " Primeiro Navegante" A-560-N, foi construído na Gafanha da Nazaré em 1940, por Manuel Maria Bolais Mónica, para a Empresa Ribaus & Vilarinhos, Lda, no entanto, passados poucos anos, acaba por naufragar, ás portas de "casa". Foi em meados de Outubro de 1946, quando o "Primeiro Navegante", com a ajuda do rebocador "Vouga", começava a entrar no canal da barra, com cerca de 25/30 metros de largura, em frente é meia laranja, é assolado por alterosas vagas, acompanhadas por fortes rajadas de vento, o "Vouga" não aquentou a proa do navio e este foi arrastado para sul, acabando por encalhar no banco de areia. O rebocador "Marialva" ainda tentou ir em auxilio, mas de nada adiantou.






Um comentário:

  1. Hoje encalhei neste post e gostaria de acrescentar que:
    Este navio encalhou em 24 Novembro de 1946, era capitaneado pelo próprio co-armador José Maria Vilarinho e causou grande consternação, pois era um navio novo e estavam de regresso de mais uma longa campanha. No entanto como o tempo se manteve bom, foi possível salvar 8.855 quintais, de bacalhau, quase a carga toda e ainda recuperar parte do material que foi usado na construção do Adélia Maria, não este último arrastão que agora se chama Aveirense, mas o lugre de 4 mastros que durou de1948 a 1968.
    Por outro lado, vê-se pelas fotos, que o porto de Aveiro de 1946 para cá teve a sua barra fortemente alterada para evitar estes acidentes.

    Ricardo Matias

    ResponderExcluir