quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010




Capitão Ferreira


Imagens do antigo bacalhoeiro CAPITÃO FERREIRA, fotografado no Talaminho, onde se encontra há muitos anos, destruído pelo fogo e pelo esquecimento.O CAPITÃO FERREIRA foi construído em 1945, de madeira, na Figueira da Foz, para a Atlantica Companhia Portuguesa de Pesca. Mais que um navio destruído, o CAPITÃO FERREIRA é um símbolo do analfabetismo marítimo português e da magnífica OBRA de DESMARITIMIZAÇÃO NACIONAL que vem caracterizando a nossa vida social desde há algumas décadas.


















Até que ponto deixam chegar a verdadeiras reliquias de Portugal......................

6 comentários:

  1. Uma tragédia ver um navio histórico acabar assim. Fui eu que fiz estas imagens. A primeira é de 1977, creio, e foi tirada com o navio fundeado na Junqueira, no rio Tejo, antes de largar para a pesca.
    As outras são mais recentes. A Capitania do Porto de Lisboa está a promover a retirada de todos estes náufragos da área do Porto de Lisboa. O CAPITÃO FRREIRA vai assim desaparecer totalmente em breve...

    Luís Miguel Correia

    BLOG DOS NAVIOS E DO MAR

    ResponderExcluir
  2. Palavras para quê...
    A Capitania também vai dar uma ajudinha a que tudo desapareça sem deixar rasto!

    ResponderExcluir
  3. Ola Bruno,
    Só hoje tomei conhecimento do teu blog atravez do blog do Luis Miguel Correia. Parabens pelo mesmo e nunca desistas do teu entusiasmo pelo mar e pelo barcos. Quando tinha a tua idade ja´era maluco por barcos mas infelizmente nao tive a possibilidade de seguir essa vida o que ainda hoje me deixa uma certa amargura.
    Tambem eu tenho um blog (Portimao Cruises) e um outro conjuntamente com outros entusiastas de barcos em Ponta Delgada (Azores Cruise Club).
    Espero que os visites.
    Um abraço
    Antonio Silva

    ResponderExcluir
  4. Amigo Luis Correia, muito obrigado por ter realizado estas belas fotos mas de uma grande tragédia inflizmente.
    Amigo Antonio Silva, vou lutar tudo por tudo para seguir o meu sonho que é chegar a capitão, depois de ter passado pela escola nautica, piloto, imediato e mais uns aninhos de mar e de expriencia. Depois concorro a pilotagem, e essa é a minha meta no meu sonho, concerteza vou chegar. Abraços e obrigado pelo apoio e se quiserem dar sujestões de temas estejam avontade! cumprimentos a todos os visitantes deste blog.
    Bruno Pinheiro

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo Luis, já coloquei um link com o seu blog no meu, assim ajudamos-nos um ao outro na divulgação, desta materia tão esquecida pelo povo portugues.
    Abraços! Pinheiro

    ResponderExcluir